• TFocus

Quanto custa um fotografo profissional ?

Atualizado: 17 de Nov de 2019

Cada dia é mais comum escutarmos de alguns possíveis clientes que o trabalho do fotografo é caro, ou que tem outro profissional que está cobrando mais barato, ou que um amigo tem uma maquina profissional e ele faria as fotos por um valor menor, entendemos o cliente e sabemos que as vezes os valores para um casamento ou um ensaio newborn pode não ser acessível. então decidimos falar no post de hoje como os fotógrafos chegam nos valores praticados e vamos falar um pouco sobre a diferença de valores cobrados pelos profissionais de fotografia !

Todos sabemos que com o avanço tecnológico, cada dia temos imagens melhores feitas por pessoas comuns, no entanto estas fotos nunca terão o mesmo resultado do que uma foto realizada por um profissional qualificado, com o avanço da tecnologia, os profissionais investem cada dia mais em técnicas avançadas, conhecimento de artes e composição , nos reinventamos todos os dias garantindo um trabalho diferenciado.

Antes de falar sobre os custos da fotografia vamos falar de algo mais simples de entender chamado valor hora, você ou algum membro da sua família tem um trabalho remunerado por mês, este trabalho também é um serviço, no entanto em vez de prestar serviço para o publico normalmente estão prestando serviço para uma empresa, então com este salario já descontando todo os valores pagos de impostos, divida pelo total de horas que você trabalha em um mês, com isto você vai saber quanto custa a sua hora de trabalho, guarde este valor vamos falar sobre ele mais a frente.

Vamos entender os custos e os valores de um Fotografo de Casamento, um evento como um casamento o fotografo trabalha em media 6 horas, normalmente são dois profissionais então em total de horas seriam 6 horas de 2 profissionais, ou para ficar mais fácil de entender vamos trabalhar com 12 horas, mas o trabalho não termina na festa, um fotografo vai passar mais 20 horas tratando mais de 500 fotos, mais 1 ou 2 horas atendendo a cliente (noiva) com as duvidas para seleção de fotos para o álbum, deve passar mais umas 4 ou 5 horas diagramando o álbum, então somando todas as horas de trabalho de fotografia de um casamento teríamos no minimo 39 horas trabalhadas (sem contar as horas para venda, divulgação etc).

Para calcular a hora de um fotografo pegue o valor cobrado no orçamento enviado para você, subtraia o valor do álbum, e divida por 39 horas, compare agora com o valor que pedimos para você guardar o seu valor hora é maior ou menor que o valor hora do fotografo? mas calma o valor hora do fotografo ainda não é o valor que ele irá receber como salario ainda tem uma outra conta a ser feita.

Antes de falar dos custos que são descontados do valor hora do fotografo para que você possa entender como funciona as horas de trabalho do fotografo, é simples para casa hora de fotografia trabalhada tem 3 horas de tratamento de fotos sem contar com a diagramação de álbum que é em media de 4 a 5 horas.

O valor hora do fotografo precisa pagar antes de pagar o salario dele, os custos do fotografo, transporte para trabalhar, algumas vezes a alimentação, seguro do equipamento (precisamos pagar o seguro pois são nossa ferramentas de trabalho, não podemos ficar sem elas em caso de roubo ou algum dano ), o custo de impressão de álbum, pilhas etc. Fora estes valores de custo, todos os fotógrafos tem custos fixos que devem ser diluídos nos trabalhos ao longo do ano, como papel para contrato, custo de divulgação, cartão de visita, cursos, workshop, livros, treinamentos anuais, acessórios para os ensaios fotográficos, etc.

Retirando todos os custos, o valor hora do profissional de fotografia é 60% do valor que calculamos anteriormente.

Mas o custo de ser um fotografo não termina ai, todos os fotógrafos tem um osso saltado na base do pescoço, isto é comum por que carregamos até 4 quilos o que com o tempo ocasiona uma leve deformação nas costas, e com o passar dos anos a maioria dos fotógrafos passam a conviver com problemas sérios de coluna, como estamos falando de um fotografo de casamento, é importante lembrar que este fotografo passa até 5 horas em pé sem ir ao banheiro, levantando e abaixando com o peso do equipamento, andando por todo o salão ou igreja, subindo e descendo escada, muitos destes profissionais no final do dia estarão com as pernas e pés doloridos, os pés inchados e coluna igualmente dolorida. Muitos fotógrafos desenvolvem também tendinites e dores cronicas nos ombros.

E ai depois de saber tudo isto, nos perguntamos quanto custa um fotografo profissional?

Por que existem fotógrafos mais baratos do que a média do mercado? existem muitos fotógrafos iniciantes, que iniciam na fotografia mantendo esta atividade em paralelo com outro trabalho remunerado (uma outra profissão) que sustenta os custos do trabalho realizado como fotografo, estes profissionais provavelmente tem um investimento menor por ano em qualificação, (cursos, livros, workshop), mantendo os custos baixos podendo assim praticar valores mais acessíveis.

Somado a todo estes custos nos fotógrafos, contamos com uma paixão maior do que qualquer um de nós, o amor e a paixão pela vida, todos os fotógrafos, são apaixonados pela arte de registrar a vida, e é este amor que nos move a continuar apesar de todas as dificuldades, amos nosso trabalho e mesmo com todos os problemas e dificuldades que um profissional da fotografia encontra ele é motivado por um amor que é maior que ele, e é isto que torna o trabalho de cada profissional único.

O estúdio TFocus fica localizado no bairro Vila Santo Agostinho, em São Bernardo do campo - SP

 nosso atendimento é somente com agendamento prévio de terça a domingo das 9:00 hs as 20:00 hs

Whatsapp (11) 4970-6658 

e-Mail contato@tfocus.com.br

CNPJ: 24.676.86=58/0001-39